Quando fomos escolher um nome para a banda, há distantes 28 anos, não sabíamos de quase nada. Não sabíamos tocar, nem fazer músicas, nem nada sobre o mercado musical. Mas sabíamos de uma coisa: que precisávamos de um capital inicial para comprar nossos instrumentos, fazer nossas camisetas e posters, produzir nossos shows e agitar Brasília.
Hum, pensamos, já que precisamos tanto de um capital inicial porque não nos chamamos de… Capital Inicial? Simples, brilhante e horrível. Mas, para a nossa própria surpresa, colou – e hoje, não poderia haver um nome melhor.
Em 1998, trabalhamos com David Z, produtor americano que nunca havia ouvido falar na gente até então. Um dia, durante as gravações, estávamos conversando sobre o nome que daríamos ao CD – posteriormente intitulado Atrás dos Olhos. Ele perguntou o que Capital Inicial queria dizer, e quando soube que era initial capital, a primeira coisa que veio a sua mente foi Marx e seu livro mais famoso, Das Kapital – em português, “O Capital”. O nome não vingou à época, mas, quando comecei a pensar sobre o momento que estamos vivendo, o título me pareceu perfeito.
No Brasil, estamos às vésperas de eleições presidenciais, e a candidata da situação foi, na juventude, uma guerrilheira marxista. O seu principal oposicionista foi exilado por defender ideias semelhantes. Pessoas que pegaram em armas, que foram perseguidas, caladas e mesmo massacradas por acreditarem numa ideia, hoje têm a possibilidade de conquistar o poder e impor mudanças a nossa sociedade baseadas nessas mesmas convicções.
Para ambos, Das Kapital foi (ou é) sua bíblia, uma referência para todo o pensar e agir do século XX. Século que nos legou uma crise sem precedentes, que começamos a perceber apenas agora.
Estamos vivendo as consequências da expansão extraordinária do Capital, entusiasmados ao mesmo tempo que assombrados com seu poder de criação e destruição, para o ser humano e o planeta. Num mundo onde alguns falam em ‘fim da Hstória’, é importante lembrar que para bilhões a História não começou ainda. Ou que talvez já tenha acabado antes mesmo de começar.
Eu gosto desse nome porque ele se refere a ‘ideias’, ao invés de sentimentos, paixões ou coisas. Quando a quantidade de informação, entretenimento e bens materiais cresce mais rápido do que a nossa capacidade de compreendê-los e usufruí-los, é bom poder parar para (tentar) pensar no que realmente importa.
Fê Lemos
FEZITO, TE ADORO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOO
oi Fê! oi Capital Inicial!
Sou estudante de Ciencia Sociais (unesp – Marilia), sendo assim… “Das Kapital” ja estava na minha cabeça antes mesmo de ser lançado por vocês!
Minha primeira reação quando soube do nome do novo album de vocês foi:
“PQP não acredito que eles fizeram isso!”
nada contra vocês, longe disso… na verdade é contra o “Das Kapital” original mesmo
aquele do velho barbudo e vermelho (cujo o nome me dá arrepios)
Quando o album foi lançado enfrentava a dificil missão de ter que ler dois livro fundamentais para o meu curso: “Manifesto do Partido Comunista” e… adivinha só… “O Capital”
ambos daquele autor lá que até o fim do comentaio vou me segurar pra não dizer o nome
minha vida girava (e ainda gira) em torno das palavras: “alienação”, “luta de classes”, “fetiche pela mercadoria”, “capitalismo”, “comunismo” e todas essas coisas que se repentem e se repetem… e acabaram me deixando em praticamente um bolha dialética! (fica pra quem entende XD)
tinha que fugir disso!
fui ouvir ROCK! principalmente as musiquinhas que falavam de amor, e que tinham letrinhas bonitinhas, nada de musica de protesto e que fala mal do governo
isso eu já ouvia todo o dia na faculdade (o Campus mais reacionario de todas as Unesp)
fiquei esperando o novo album… o primeiro depois do acidente do Dinho
e quando começaram a chegar as noticias, meio que não quis acreditar:
“não!… o Capital não… por favor!”
mas era verdade!
pô! até vocês me perseguindo com o MAAAAARX!!! (tive que falar, é mais forte do que eu!)
quase enlouqueci… quase jurei pra mim mesma que não ia ouvi mais vocês!
minha banda preferida de Brasilia (me desculpe mas do Brasil é os Titãs) me traindo!
e o pior me traindo com o MAAAAARX!
bom, pode deixa que a raiva passou
eu ouvi as musicas, gostei… e até vou no show de voces em dezembro… em Rio Claro
um beijo!
agora eu tenho que ir terminar de ler… de ler… a vocês sabem oque né!
fui…
“Simples, brilhante e horrível” – juro que me arrancou gargalhadas.
Ai Fê..como vc é…hahahaha.
Tentar algo novo é sempre bom..e olha que maneiro…com vocês deu certo.
Está tudo dando certo..pelo menos para uma mera expectadora como eu..vejo tudo brilhante pra vocês.
PARABÉNS.
e continuem brilhando.
Amoooo mto..cada um ♥ cada dia mais.
Demais! Vocês são OS CARAS! Admiro muito a inteligência de vocês, meus ídolos. Tenho 15 anos, fui no show de estréia em São Paulo, e fiquei ainda mais fanática por vocês, essa energia de vocês contagia e emociona a todos. Foi inesquecível, e quero vê-los por aqui denovo, logo! Desejo cada vez mais sucesso pra vocês. Lindos, maravilhoooosos! ♥
O engraçado é saber que estes canditados, que antes lutavam por um Bem público, quando chegam ao poder e realmente podem fazer algo de maior grandeza, esquecem seus antigos ideais.. ;x
….. tivemos ( minha esposa e eu) a oportunidade e a felicidade de assistir o SHOW da nova turne em sao sebastiao do paraiso ( 25-06). Simplesmente SENSACIONAL. como disse i Dinho no final….¨foi do caralh…..¨. Quem tiver…. não perca esta oportunidade. PARABENS !!! Forte abraço. Luiz belutti . Santo antonio da alegria sp
FÊ…
REAMENTE CAPITAL INICIAL TAMBÉM É CULTURA!!!
TODA VEZ Q LEIO UM POST DE VCS APRENDE ALGO MAIS!!!!
VCS SÃO BRILHANTES E TODOS NASCERAM PRA SEREM ESTRELAS MESMO!!!
SÃO TALENTOSOS DEMAIS E MERECEM TUDO DE BOM E TODO O SUCESSO QUE TEM!!!
E QUASE 30 ANOS DE ESTRADA NÃO SÃO PARA QUALQUER UM!!!
SÃO PARA PESSOAS ABENÇOADAS E BATALHADORAS!!!!
PARABÉNS E DAS KAPITAL E MAIS UM SUCESSO (ENTRE OS Q JÁ SE PASSARAM E OS Q COM CERTEZA IRÃO CHEGAR)
BJOSSS AMOOO VCSSS…
Eu gosto desse nome porque ele se refere a ‘ideias’, ao invés de sentimentos, paixões ou coisas. Quando a quantidade de informação, entretenimento e bens materiais cresce mais rápido do que a nossa capacidade de compreendê-los e usufruí-los, é bom poder parar para (tentar) pensar no que realmente importa. [2]
“Eu gosto desse nome porque ele se refere a ‘ideias’, ao invés de sentimentos, paixões ou coisas. Quando a quantidade de informação, entretenimento e bens materiais cresce mais rápido do que a nossa capacidade de compreendê-los e usufruí-los, é bom poder parar para (tentar) pensar no que realmente importa.” Pena que não há muita gente preocupado em parar para pensar no que realmente importar. Ou pra pensar em qualquer coisa.
Fe, seus textos sempre me emocionam e me fazem parar por horas e horas para refletir, estou sempre acompanhando tudo que voce escreve no seu blog e te garanto que amo muiito!!!
Vc sempre escreve de uma maneira que realmente toca as nossas almas e nos faz ver que o melhor da vida esta em aproveitar-la a cada instante!!
Tenho um carinho, um amor, muito grande por ti mocinho!!
Continue sempre falando das suas ideias e dos seus pensamentos da maneira que voce fala! *—*
Um beiijoo Gigantee pra ti!!
Ingrid
mtooo bom feee, concordo plenamente com o q vc disse, o mundo d hj esta mais complexo xeios d contrastes a tecnologia a td vapor pessoas com varios carros na garagem e enqnt issu gnt q nem sab escrever e ler
Fê, realmente devemos parar pra pensar no que realmente importa.O titulo para o album não poderia ser melhor, te tudo a vez com o momento em que o nosso país se encontra, com a época que estamos todos vivendo.
O album DAS KAPITAL é maravilhoso, muito bem preparado e totalmente roock and rooll !
Eu amoo o trabalho de vocês, a melhor banda do mundo se chama Capital Inicial, as letras de vocês inspiram a minha vida, EU AMO VOCÊS ♥
Ps: oo Shoow aquii eem Brasilia fooooi mtmtmt FHOOODAAAA !
que legal!! eu não sabia o porquê do nome da banda…
bem criativo rsrs
Também gostei do nome Fê!!! Genial!!!
Grande Fê Lemos, um grande baterista,
texto fantástico com idéias esplêndidas
tudo faz sentido, ainda bem q vcs existem
pra trazer um bom som para todo o Brasil
Fê vooc e suas palavras profundamentes Claras e objetivas !
Gosto desse seu jeito de ver as coisas e as pessoas , ´vooc é , e sempre fará parte do Capital Inicial , assim como o Flávio , Dinho e Yves , as melhores cabeças e onde sai as melhores idéias >> Forever !
ÓTIMO! DEPOIS DE VCS COMENTAREM O TITULO TENHO ATÉ VONTADE DE VOLTAR PARA AS AULAS SOBRE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL! HEHEEH Q NA ÉPOCA ERAM ENTEDIANTES … PENSO NOVAMENTE EM REVER ALGUNS CONCEITOS ENSINADOS PELA PROFESSORA IVETE SIMMIONATO! LEGAL ISSO … LA VAI A MARCINHA BUSCAR MARX ENTÃO HEHEHE BJS LINDOS!
Meu Deus que texto maravilhoso
Fê Lemos sou se fã de carteirinha vc é demais
Adoro o trabalho de vcs
adorei o nome do cd ,um nome forte e suas palavras fez eu pensar é verdade,a gente tem que pensar no que realmente importa e acrecenta na nossa vida.Aproveitar cada segundo como se fosse o ultimo.Adoro vcs beijosssssssssss
Fê, que comentário, heim…? Já que você falou que gosta do nome porque ele se refere à idéias, Parabéns por expor as suas de uma forma tão marcante e expressiva! >>>Capital forever<<<
Assim se diferencia uma banda… aliando cultura , consciência , conhecimento e música … o nome é perfeito… o texto é ótimo… realmente inteligente… é disso que o Brasil precisa… cabeças pensantes !!!
Amei Fê. Capital Inicial Obrigado por vocês existirem e fazer da nossa vida mais bela com sua músicas.
O Capital não é só rock e tb cultura valeu Fê!!
Olá Galera do CAPITAL!
Antes de mais nada parabéns FÊ LEMOS …Belas palavras,muito bonito o texto e interesante.Cara vcs desde do inicio logo na escolha do nome para o grupo ja foram criativos e não é atoa que até hoje vcs fazem um grande sucesso,me amarro nas letras das Musicas do CAPITAL e eu gostumo dizer que todas elas tem haver comigo,cada letra diz um pouco de mim, da minha vida e tudo no momento certo.Parabéns pelo novo projeto “DAS KAPITAL” tao muito maneiro…cada musicaoooo…TA DO …….(rs)abraços a todos! Para mim a melhor banda do mundo..chama-se: CAPITAL INICIAL
eu achei irado o nome do cd , pra confessar nao tinha a menor ideia de quem era Marx , hahaha no primeiro momento que vi o nome do cd achei estranho , “nossa sera que eles piraram , como assim , tem erro de portugues ai” hahaaha mas depois procurei saber , e descobri o motivo do nome . E por isso ja havia pesquisado tambem sobre o tal Marx , entao comecou a materia de revolucao russa na aula de historia , na escola (estou no nono ano) hahahhah e meu professor comecou a falar umas coisas do Marx e eu me empolguei e comecei a falar tambem , e o professor ficou com uma cara de apavorado tipo “como vc sabe disso” e a gente trocou varias ideias sobre isso e sobre a materia tb , e no fim das contas tirei 10 na prova gracas a vcs . Por isso pasei por aki pra agradecer “parece bobagem mas e gratidao” se nao fosse por vcs eu nao saberia que era Marx. Valeu mesmo de coracao , amo vcs !!!!! beijos ;*****
Nossa Fë, realmente o nome foi bem propício e o CD está d+…não desgrudo do meu!!!
A banda se aprimora (o que parecia impossível ou desnecessário) a cd desafio… e o som, nos faz pensar (além de ser irresistível) e muito, no que realmente vale a pena.
Parabéns CI, adoramos vcs! Bj Fë, é muito bom “sentir” um pouquinho mais d todos vcs.
Vida longa ao rock e good vibes!
Lindo texto . . .
E é por isso que o capital está ai até hoje, pela grande inteligência e compreensão dos seus componentes…
Que venham mais 28 anos pela frente, serei sempre um grande fã e admirador das idéias de vocês …
Pois só a Legião e o Capital, conseguem expressar o que sinto nessa mente e coração confusos…
Obrigado, força Sempre!
André.
Belo texto, Fê! O nome do novo cd não poderia ser mais oportuno. É interessante perceber que a banda consegue transmitir, em uma linguagem pop, conceitos que vão muito além da música. Parabéns! Vida longa ao Capital! Valeu!
Grande Fê,sua inteligência me surpeende sempre mais parabéns e continue sempre assim!!!!
O Capital vai longe sucesso sempre!!!
Bjs
Eu gosto desse nome porque ele se refere a ‘ideias’, ao invés de sentimentos, paixões ou coisas. Quando a quantidade de informação, entretenimento e bens materiais cresce mais rápido do que a nossa capacidade de compreendê-los e usufruí-los, é bom poder parar para (tentar) pensar no que realmente importa. [2]
Beta Rio.
Amei teu texto Fê!!!! Além de ser um ÓTIMOOO baterista é um cara muito culto e super simpático (assisti a intrevista que vcs deram pro Jô e apesar de não ter flado muito adorei as suas colocaçoes^^) Beijos!!!!
Graande Fê! Tbm adorei o nome do CD e acho que qm não gostava, dps de ler isso…! o CD inteiro tá mtooo à fudê!
Muito bom Fê!
É isso que prova o quanto vocês são inteligentes!
Parabéns!
Faça rock, mas faça com inteligencia!
Adorei o texto, Fê!
Tanto em conteúdo quanto em ‘forma’ =)
Realmente, “Das Kapital” encaixa-se perfeitamente neste cenário atual em que vivemos. E ainda, como você disse lembra ‘ideias’, elemento um pouco esquecido ao qual necessitamos. Interessante a maneira como surgiu o nome “Capital Inicial” haha
Poucas pessoas sabem ‘contar histórias’ hoje em dia, vejo que você possui tal habilidade de forma extraordinária ;D
Sucesso sempre, Fê!
Beijos
O Fê como sempre, INTENSO! Obrigada por compartilhar meu querido! Acompanho o Capital desde Eletricidade, e nao arredei o pé mesmo nas adversidades, tenho principios, e sei q vcs tb tem… até pq: ESTÃO DE VOLTA WOOOHOOOOOOO…. bjO
PS.: O Show está lindo, digno de uma verdadeira banda de rock. Amo vcs e fiquem em paz com a proteção dos Deuses do Rock!
AAAAAAAAA FÊ O CAPITAL É TDOOOO
MUITO SUCESSO PRA VCS MIL BEIJOS DE
UAM SUPER MEGA FÃ DE VCS :*
Nossa!!! Mesmo os acompanhando desde meus 15 anos, e hoje também o faz minha filha com 13 anos e meu filho com 16; sempre me surpreendo com a capacidade de análise humana que a banda tem. Não ignorar as mazelas da humanidade, antenar-se e abordar com inteligência os fatos políticos e sociais do Brasil, olhar para si e ver também o outro. Só aprendo com vocês!! Que energia maravilhosa!
Obrigada, pela clareza de propósitos, pela integridade, pelo amor ao rock, pela emoção e protesto de suas musicas, pelo presente de legar aos meus filhos o prazer de curtir uma banda do cerrado, de qualidade, de beleza, de humanidade, de vida!!!! VALEU!!! SUCESSO!!!! O NOVO SHOW ESTÁ LINDÍSSIMO!!!! DEMAIS!!!! BJS.
É isso o que me fascina no Capital, o conteúdo, principalmente ao ver que eu praticamente cresci com a banda, tenho hoje 29 anos, e no “meu começo” de vida era tudo assim também, meio sem sentido, meio por acaso, mas que hoje tem (temos) uma história de vida incrível quando vemos que seguimos o caminho certo, isso é muito bom, tenho uma filha de 11 anos que tbm é louca pelo Capital, e sei que daqui há um tempo, quando ela tiver mais entendimento da vida vai entender o que de bom bandas como o C.I. e as outras que gostamos têm a nos passar. Obrigada gente!
DUAS PALAVRINHAS: DU CARALH…..
VIDA LONGA AO CAPITAL INICIAL!!!!!!!!
Adorei o texto Fê!
“Quando a quantidade de informação, entretenimento e bens materiais cresce mais rápido do que a nossa capacidade de compreendê-los e usufruí-los, é bom poder parar para (tentar) pensar no que realmente importa.”
Muito bom Fê!!
Adorei Saber a Origem Do Nome da Banda!
Muito Legal, como sempre a banda que faz sucesso sem deixar de se importar com as pessoas, seu país e sua política.
Vocês estão de Parabéns!!
Muito mais sucesso a vocês!! Bjos *